10 sugestões para deixar de fumar
O problema está no facto do tabaco ser altamente viciante. Isto acontece porque a nicotina afeta diretamente os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. Assim, quando uma pessoa fuma, os neurotransmissores reagem dando uma sensação de prazer ao fumador. Só que, em pouco tempo, a pessoa estará novamente a precisar de sentir as mesmas sensações, o que fará com que acenda outro cigarro!…
Por isso é que depois “deixar de fumar” não é simples, porque implica abdicar dessa agradável sensação de prazer.
Mas a verdade é que muitas pessoas conseguem-no. Reunimos por isso um conjunto de 10 sugestões que ajudam qualquer um a deixar de fumar. Por isso, caro leitor(a), se abandonar o tabaco é o seu objetivo neste momento, apague agora o seu cigarro e tome nota das seguintes dicas:
1 – Tomar a decisão de deixar de fumar
Os orientais dizem que “uma maratona começa sempre com um 1º passo”. Da mesma forma que é preciso começar a correr para se atingir a meta, também aqui é fundamental começar por tomar a decisão para se conseguir atingir o objetivo.
2 – Estabelecer um plano
Quantos cigarros fuma atualmente por dia? Se fuma 10, decida que amanhã só fumará 9 e marque no calendário a data em que pretende atingir os 0. Dessa forma, pode ir diminuindo a quantidade progressivamente e ir desabituando o corpo da nicotina aos poucos.
3 – Criar novos hábitos para deixar de fumar
Uma vez que o tabaco é um vício e ocupa tempo, pode arranjar novos “vícios saudáveis” que sejam interessantes para si e que ocupem igualmente o seu tempo mas de uma forma mais positiva, como por exemplo: ir ao ginásio, caminhar a pé ao fim da tarde pela sua localidade, iniciar uma coleção, etc.
4 – Avisar as pessoas à sua volta que vai deixar de fumar
Diga a toda a gente: ao seu companheiro(a), filhos, netos, pais, irmãos, amigos, colegas, vizinhos, ao padeiro, à sra. da mercearia, etc. O facto de o dizer, vai gerar um compromisso público. Havendo esse compromisso, você irá pensar duas vezes antes de voltar a colocar um cigarro na boca, porque é a sua palavra que estará em causa.
5 – Pensar que a sua saúde irá melhorar quando deixar de fumar
Fumar é prejudicial à saúde. Ponto.
Deixar de fumar, irá tornar o seu corpo mais forte, irá melhorar as suas análises clínicas e irá aumentar a sua esperança média de vida.
Seja radical e pesquise por fotos e vídeos relacionados com o cancro do pulmão, por exemplo. Veja a situação de pessoas que estejam a passar por isso e convença-se de que não irá querer passar pelo mesmo.
6 – Dar uma recompensa a si próprio(a) para deixar de fumar
Esta é fácil: arranje um mealheiro e vá lá colocando todos os dias o dinheiro que gastava anteriormente em tabaco. Quando chegar ao verão, parta o mealheiro e gaste-o numas boas férias!
7 – Manter pensamentos positivos para deixar de fumar
Pense sempre em coisas boas, de cada vez que sentir vontade de acender um cigarro: pense na sua saúde, na sua melhor condição física, na sua energia renovada, no tempo que está a ganhar de vida e, principalmente, na sua família.
Ao manter a mente ocupada com pensamentos positivos, não irá pensar no cigarro. Vai usar o seu tempo para construir coisas boas para si próprio(a) e para os seus familiares.
8 – Não dar desculpas para deixar de fumar
Vai haver momentos em que não irá ser fácil. O apelo da nicotina vai ser forte. O seu cérebro vai gritar: “é só mais um!”; “vai ser o último!” E é nestes momentos que terá de ser forte e resistir.
9 – Comemorar cada novo dia que passou sem fumar
Toda a gente gosta de comemorar coisas. Comemore o 1º mês sem fumar, os primeiros 100 dias, o 1º ano. Nesses dias, vá jantar fora, vá ao teatro ou passe o fim-de-semana fora. Associando estas comemorações a momentos agradáveis com as pessoas à sua volta, será mais um motivo para nunca mais voltar a fumar.
10 – E finalmente: se tiver uma recaída, comece outra vez
Todos somos pessoas diferentes. E enquanto alguns conseguem deixar de fumar à 1ª tentativa, outros simplesmente precisam de mais tempo. Assim, caso isso aconteça consigo, não desanime: volte a apagar o cigarro… e leia este artigo todo novamente!