LONGEVIDADE – I
Envelhecimento
Nos dias de hoje a longevidade das populações é uma realidade, atendendo a uma cada vez maior esperança de vida.
Para isso, em muito contribui o aumento da qualidade de vida, o acompanhamento médico e clínico dos indivíduos e as medicações que evoluíram de forma a ajudar mais eficazmente a cura de certas doenças que, até há poucas décadas atrás, eram praticamente incuráveis e a manutenção de um estado de saúde geral das populações deveras invejáveis se comparadas com as gerações anteriores.
Por tal motivo, o envelhecimento passou a tornar-se um período mais alargado e considerável da vida dos indivíduos em geral e dos mais idosos em particular.
Para além do aumento da qualidade de vida e das modernas medicações, que garantem uma saúde mais significativa, também as terapias acessórias para certas maleitas e recuperações muito contribuem para esse bem estado geral dos indivíduos, durante o processo natural de envelhecimento.
Entre alguns desses procedimentos clínicos, a fisioterapia destaca-se particularmente, tendo como função ajudar as pessoas com problemas de músculos e articulações, utilizando uma variedade de técnicas que podem passar por tratamentos térmicos, ultra-sons, tratamentos específicos de massagens ou hidroterapia, que em muito contribuem para uma boa manutenção da saúde de cada individuo, bem como o aumento da sua longevidade.
Não obstante, a capacidade que cada indivíduo tem de se manter em forma e mais ativo depende em muito dos seus genes e do modo como levou a vida.
Embora o envelhecimento seja um processo natural que nunca se chegue a vencer na sua plenitude, existem muitas formas de aumentar as hipóteses de prolongar os anos de vida com considerável qualidade.
Uma prática regular de exercício físico, sem excessos, aliada a uma saudável e equilibrada alimentação são os fatores principais para uma vida saudável e de maior longevidade.
Nesta conformidade, também deve ser restringido o vício de fumar, evitando assim doenças sérias e ajudando a manter uma pela mais jovem, o que sai reforçado se se dormir o número de horas suficientes ao mantimento de um bom estado de saúde e efetuarem-se exames médicos com regularidade.
Existem igualmente um conjunto de terapias úteis que poderão complementar estas regras básicas de longevidade, que irão ser abordadas oportunamente, em artigos subsequentes.
Para além do exposto, existem recomendações importantes para o percurso do processo de envelhecimento – que pode começar mais cedo ou mais tarde, dependendo de indivíduo para indivíduo – tais como a manutenção regular da sua sexualidade, dado os notáveis benefícios comprovados de índole emotiva e psíquica, a redução da tensão arterial e a melhoria do sistema imunológico e, pelas mesmas razões, as atividades sociais e culturais, entre elas a dança, o teatro e outras, todas elas demasiado importantes nesta fase da vida.