“Sempre que precisar, é só marcar”

O nosso call center está disponível 24 horas por dia!

Há algo de especial na uva do vinho do Porto que o torna mais saudável

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, natural e fortificado, que embora produzido nos vinhedos da Região Demarcada do Douro, é assim chamado por ser a partir daquela cidade que começou a ser exportado a partir do Séc. XVII para outros países, nomeadamente para o norte da Europa, distinguindo-se no seu processo de fabrico que inclui a paragem da fermentação do ‘mosto’ pela adição de aguardente vínica, a lotação de vinhos e o envelhecimento em barril.

Na sua composição, o vinho do Porto tem algumas características especiais, mas é fundamentalmente na forma especial de fermentação que o diferencia dos demais vinhos correntes tornando-o por isso um produto único, embora com uma apresentação diversificada que vai desde o vinho branco doce, rosé, Ruby ao Tawny.

  • Não há nada particularmente especial nas uvas cultivadas no Douro. A maioria dos vinhedos são até de variedades misturadas, apesar de a tendência futura para vinhas de variedade única;
  • O clima parece ser ser o fator mais importante e de maior contribuição para os benefícios do Vinho do Porto para a Saúde. Com os climas húmidos, congelantes e de calor seco ao longo do ano, as uvas do Douro crescem em condições bastante duras;
  • Durante este tipo de condições climatéricas difíceis, as uvas produzem Resveratrol como protetor, que se trata de um importante antioxidante, acreditado mundialmente por vários estudos como sendo o responsável pelos benefícios saudáveis do vinho tinto e consequentemente do Vinho do Porto.

A quantidade recomendada de ingestão de vinho para obtenção dos seus benefícios é de 1 copo (100-150mL) duas vezes por dia, junto com as refeições, segundo pesquisa da Mayo Clinic, dose que a ser excedida pode levar a inúmeros problemas e consequências menos boas para o organismo e para a saúde humana.

São inúmeros os estudos que provam o benefício do vinho para a saúde de forma geral. As suas particularidades (% de álcool, fitoquímicos constituintes, etc) têm um impacto positivo em condições clínicas como Colesterol Alto, doenças degenerativas (Alzheimer e Parkinson), Hipertensão, Cancro, Tabagismo, Obesidade, Diabetes tipo 2, etc.

Para além disso, ainda ajuda a regular o humor, aumenta a memória, aumenta o QI, inibe o vírus do Herpes, aumenta a esperança média de vida, aumenta o desejo e satisfação sexual, acelera o metabolismo, reduz o risco de depressão, etc.

O Vinho do Porto, ou o vinho tinto de forma geral não trazem malefícios conhecidos, quando tomado na dose recomendada, e, o único problema conhecido acaba por ser o abuso do seu consumo, acima das doses recomendadas.

Partilhar: