LONGEVIDADE – II
Saúde Mental
A Longevidade atualmente é muito diferenciada do tempo médio de esperança de vida de há décadas atrás, sendo a saúde mental um dos fatores mais importante no seu processo.
Nos dias de hoje é natural encontrarem-se idosos com idade acima dos 80 anos que se mantêm despertos, com uma elevada função cognitiva, por vezes bem maior que de outros adultos mais jovens.
O processo de envelhecimento do ser humano não tem de ser nem acontecer necessariamente da pior maneira, tendo a ciência demonstrado que o cérebro dos idosos que passam os 80 anos e continuam despertos para a vida, têm mais de um tipo de células no cérebro.
A ciência demonstra inclusive que os idosos mais extrovertidos e menos neuróticos são mais resistentes ao processo de envelhecimento e mantém-se mais despertos, utilizando muito mais a cabeça, onde se costuma dizer que ‘têm lá tudo’.
Este conhecimento científico está a ser estudado mais minuciosamente para se entender as causas da doença de Alzheimer e de outras demências. Quem vive mais e melhor possui mais neurónios ‘Von Economo’ presentes numa importante área do cérebro relativa à memória e à atenção. Poderá haver uma predisposição genética do indivíduo que, associada à junção de células específicas no cérebro, permita verificar-se ser a fórmula ideal para se viver mais e com maior qualidade.
O desenvolvimento da atenção e o exercício da memória são por isso muito importantes para uma boa manutenção da saúde mental, quer se tenham células cerebrais mais diversificadas ou não, pois mantendo o cérebro com uma boa e permanente atividade, toda a saúde do ser humano é igualmente ativada, pois a saúde geral dele depende em grande parte para não dizer que na sua quase totalidade.
Exercícios de memória e de aumento de conhecimento são por isso fundamentais para uma boa saúde mental no processo natural de envelhecimento, bem como a prática de modalidades que levem ao aumento da concentração e da atenção nas mesmas. Também a alimentação e certos alimentos de que se falaá aparte, são deveras importantes para a manutenção da saúde mental e da longevidade.
Certos jogos de sociedade, como os de cartas, o xadrez e outros, bem como a leitura e o Yoga, a dança ou outras, são deveras importantes e o aumento das suas práticas ajuda a aumentar a concentração e o interesse nos fatos sociais correntes.